A lipoabdominoplastia é uma das técnicas mais procuradas por mulheres que sonham com uma barriga lisinha e sem gordura localizada.
A cirurgia é uma combinação de dois procedimentos: lipoaspiração e abdominoplastia. Além dos benefícios estéticos, os resultados ajudam a aumentar a autoestima e a sensação de bem-estar da mulher.
A abdominoplastia é uma cirurgia plástica que consiste na retirada do excesso de gordura, tecido e pele da região abdominal, melhorando a curvatura da cintura e do abdômen.
O procedimento também restaura os músculos retos abdominais e oblíquos enfraquecidos ou separados, criando um perfil abdominal mais suave, uniforme e tonificado.
A busca por resultados estéticos mais satisfatórios envolve a associação de outras técnicas cirúrgicas como a lipoaspiração. A combinação desses dois procedimentos é chamada de lipoabdominoplastia.
O objetivo da lipoaspiração associada à abdominoplastia é modelar a cintura, removendo depósitos de gordura locais, melhorando formas e proporções.
Quando a paciente apresenta excesso de pele, acúmulos de gordura e diástase dos músculos reto abdominais, indica-se a lipoabdominoplastia.
Esse procedimento faz a junção desses dois tratamentos. Nesse caso, o cirurgião plástico faz tanto a retirada da gordura localizada como também a remoção do excesso de pele e flacidez. Assim, pele, gordura e musculatura são tratadas simultaneamente. Essa técnica é utilizada também para amenizar o efeito da diástase, uma condição que surge, geralmente, após a gravidez. A diástase é a separação dos músculos abdominais distendidos durante a gestação, o que contribui para a flacidez.
Ambos os procedimentos possuem características próprias, após relatar sua insatisfação com sua aparência, o cirurgião plástico indicará a melhor técnica.
Geralmente, esse procedimento dura, em média, de 4 a 5 horas. A cirurgia pode ser dividida em duas partes principais. Inicialmente, o excesso de gordura é removido por lipoaspiração. Este é um procedimento que permite, além de enfatizar a musculatura, “desenhar” as curvas da cintura e das laterais.
Depois é realizada a abdominoplastia. A técnica remove o excesso de pele para eliminar a flacidez e restaura o tecido muscular da parede abdominal.
O cirurgião plástico faz a aplicação de curativos sobre as incisões e envolve a região em uma bandagem elástica ou compressão para minimizar o inchaço e sustentar os novos contornos do abdômen enquanto cicatrizam.
Além disso, eventualmente um dreno pode ser colocado temporariamente sob a pele para remover o excesso de sangue e líquido que possa se acumular. Instruções de como cuidar do abdome e dos drenos, os medicamentos que você precisa tomar para ajudar na cicatrização e reduzir o risco de infecção serão passados pelo cirurgião.
Após a cirurgia de lipoabdominoplastia, dormir de costas costuma ser a escolha automática, até para evitar sentir dor na região operada. Essa posição é muito importante para não exercer pressão enquanto os tecidos ainda estão se acomodando.
O tempo de uso da cinta costuma ser de 30 dias. Sua finalidade é comprimir o abdome para reduzir a retenção de líquidos, garantir conforto e segurança, modelar as curvas e facilitar a movimentação durante o processo de cicatrização. Após 10 dias, caminhadas curtas são recomendadas.
Também é importante beber água e comer frutas e verduras para evitar a constipação e desconforto que podem levar a dores de estômago.
Outra recomendação pós-operatória para uma recuperação tranquila é evitar a exposição solar. Isso porque o sol pode causar possíveis manchas na pele devido a possíveis hematomas na área cirúrgica.
Somente com autorização do cirurgião plástico é permitida a atividade física mais intensa, que ocorre em média entre 50-60 dias do procedimento, se não houver dor ou desconforto.
Os resultados dos procedimentos variam de acordo com a condição prévia de cada paciente e as definições dos objetivos da operação, inclusive no período pré-operatório.
Em média, os efeitos da técnica podem ser percebidos já no primeiro mês, quando possíveis inchaços diminuem. No entanto, geralmente leva cerca de ate 12 meses para alcançar os resultados finais. Cabe ressaltar aqui que todas as expectativas devem estar alinhadas com o cirurgião que realizará o seu procedimento.
Entre em contato conosco para mais informações sobre o procedimento e tirar suas dúvidas. Será um prazer recebê-la.
Cirurgião plástico membro especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e MEC.
Deixe seu e-mail é grátis!